terça-feira, 15 de setembro de 2009

O caso do sapato


“Se algo injusto ou ruim está acontecendo e nós tomamos conhecimento e não fazemos nada, nós somos cúmplices”. Estas não são minhas palavras, esqueci o nome do cara que falou isso, foi mal pela falha... Se eu descobrir, coloco aqui. De qualquer forma, muitas vezes nós temos que nos levantar e lutar, ou a coisa não muda. Protestar é um jeito de lutar.

O jornalista iraquiano Muntadar al-Zeidi protestou. Protestou, não escrevendo para algum jornal, mas da seguinte maneira: enquanto seus compatriotas sofredores e alienados faziam perguntas, Muntadar levantou-se, gritou “seu cachorro!” e arremessou seus sapatos contra George W. Bush, o maior genocida da historia desde Hitler. Pra quem não sabe, jogar sapatos em alguém é um enorme insulto lá naquelas bandas. Infelizmente o então presidente desviou.

Todo mundo já deve ter ouvido falar, mas mesmo assim eu estou colocando aqui: Muntadar acaba de ser solto, depois de nove meses na prisão. Ele foi condenado a três anos, mas a pena sofreu abatimento pelo bom comportamento do jornalista. Não antes de um pouco de tortura, claro. Amarrado, ele sofreu choques elétricos e espancamentos, tudo para o divertimento dos lacaios de Bush.

Agora livre, o jornalista meteu a boca no trombone e denunciou tudo o que aconteceu com ele, e esta sendo considerado um herói nacional lá no Iraque. Bom, eu também considero esse cara um herói.

Muntadar cansou de ser feito de idiota, cansou de ser submisso e curvar-se a um assassino disfarçado de presidente. Ele protestou de maneira radical, mas sem precisar ser um filho da puta, explodir-se e matar varias pessoas inocentes. Não, ele atacou diretamente a fonte do mal, sem medo, somente indignação.

E ele esta vivo para continuar a protestar. Eu considero essa uma pequena vitória em um mundo tão injusto. Davi foi de encontro a Golias, foi preso e torturado, levantou-se com elegância e continuou a lutar. Dou o maior valor.

Vamos ver se as coisas melhoram agora que Barack esta no poder.

Mas e quanto a nós, pessoas normais? Quando chegar a nossa hora de jogar o sapato, nós vamos ter essa coragem? Lutar, não só por um Brasil, mas por um mundo melhor, é nossa obrigação, porque não é gente como George Bush que vai fazer isso. E Muntadar al-Zeidi não tem a força necessária sozinho. Será necessário mais que um par de sapatos para fazer a diferença.

Valeu Matteo, por ajeitar os acentos e cedilhas no teu pc =)

6 comentários:

  1. De nada, de nada


    esse cabra é foda mesmo, eu bem queria ter a oportunidade de jogar um sapato nessa galera

    ResponderExcluir
  2. filho, vc escreve, incrivelmente, bem. E o que o cara, Mutandar, fez foi mara. (Y)

    ResponderExcluir
  3. =) Valeu pelo elogio Raissa!!! \o/

    E como eu disse, considero Muntadar um heroi, pra fazer o que ele fez.

    (Y)...

    ResponderExcluir
  4. Só faltou derrubar o papa da sacada... Fiquei pensando agora... Será que o pessoal norte-americano gostou da atitude de Muntadar ou o patriotismo deles falou mais alto?

    ResponderExcluir
  5. Sei la, amaericano e um bicho patriota mesmo, mas acho que tem uns poucos mais sensatos la que acharam foi bom aquilo.

    ResponderExcluir