sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Copa e Olimpiadas

Muita festa e alegria porque o Rio de Janeiro vai sediar os Jogos Olimpicos de 2016. E a cidade "mais alegre do mundo", e faz do Brasil o primeiro pais da America do Sul a sediar as Olimpiadas blah blah blah...

O Brasil agora sera o anfitriao dos dois campeonatos esportivos mais importantes do mundo, em 2014 e 2016.

Eu tenho muitas visoes sobre o assunto (era mais contra, talvez tenha deixado sensibilizar-me demais pelo discurso do nosso querido presidente Luis Inacio Lula da Silva), vejo muitos pros e contras. Estou mesmo postando isso aqui porque quero saber qual a opiniao de voces pessoas do mundo afora: o que voces acham; sera bom para o Brasil sediar esses eventos ou seria melhor que isso nao acontecesse?

Agradeco se postarem seus comentarios levando em conta os aspectos economico social etc e justificando.

Depois eu coloco o que eu penso. Valeu pela atencao!

25 comentários:

  1. Minha opinião é completamente contra... Já tive uma discussão com meu pai hoje por conta disso, inclusive.
    O Brasil é um país de 3º Mundo que nem consegue dar um bom nível de vida à sua população. Como conseguirá mostrar-se uma potência ao mundo quando em sua campanha retira da cidade as favelas - a primeira coisa a se notar no Rio?! Moramos em um país que não respeita nem os seus habitantes, pois ao "limpar" a imagem excluiu uma realidade da vida de mutios brasileiros.
    Não me sensibilizo com as belas palavras do Presidente Lula, ao contrário, fico com nojo e aversão ao ouvir ele dizer que agora o Brasil é um país de 1º Mundo! Como pode falar isso quando o próprio veio da miséria que continua presente no nosso país?!
    Há milhões de brasileiros, maioria de nossa população, por aí vivendo com menos do que se acha possível e o Presidente ainda tem a pachorra de dizer que agora que vamos sediar uma Copa do Mundo e as Olimpíadas somos desenvolvidos.
    Além disso, sei que as verbas destinadas às obras provavelmente triplicarão - como acontece em muitos casos no Brasil - por conta de toda a corrupção aqui existente. Não nego que muitos trabalhos temporários serão criados, mas será por pouco tempo. E depois que as reformas e construções terminarem?! Onde vão conseguir seu sustento as pessoas que dependiam daquilo?! Vão ter que voltar à margem da sociedade?!

    Vá plantar batatas na praia e ver se nasce batata-frita!

    ResponderExcluir
  2. eu concordo que pachorra é uma palavra tosca :)


    bom, realmente tem MUITOS aspectos ruins nisso tudo, mas eu tava aqui imaginando o intercâmbio cultural gigante que vai ter por aqui. Quando teve copa na Alemanha, tinha tanta gente de outros países por lá que quase se criou um dialeto meio alemão, meio português, e se tivesse uma terceira metade seria inglês. Os brasileiros de classe alta com condição de viajar até lá, e até os de classe média um pouco mais sortudos, puderam conhecer a Alemanha muito melhor, ver como funcionam as coisas por lá etcetera etcetera.

    Agora imaginem um monte de alemão vindo pra cá, vendo de perto o Brasil, vendo de perto a violência, vendo de perto os descendentes alemães de outras migrações, ainda mais o Brasil que é um país muito mais aberto a influências externas que a Alemanha, ia ter uma verdadeira reviravolta cultural, ainda mais sendo assim, dois anos seguidos, e o mundo ia ter várias chances de notar que o Brasil realmente não é uma nação de primeiro mundo, porque não dá pra apagar a favela na vida real. Já vem finlandês que só a porra pro Brasil normalmente, isso aqui vai lotar de gente de todos os cantos, vai movimentar um dinheiro da porra, vai ter um turismo sexual da porra, vai ser uma bagunça da porra, mas nada que o carnaval de Salvador não tenha visto pior.

    Anuway, eu estou realmente muito curioso pra ver como vai ser isso, e espero estar por aqui pra ver.

    ResponderExcluir
  3. Olha
    Hoje pode haver um grande incentivvo ao esporte nos setores mais pobres da população:
    crianças que tem 8 anos hoje poderão disputar as olimpiadas.
    Sem falar no investimento em estradas e coisas do tipo; Esporte é vida

    Isso tudo com verba exterior

    ResponderExcluir
  4. rapaz, é o seguinte, o Brasil está passando por um momento de mudança. o Brasil em menos de 8 anos deixou de ser um país de 3°mundo, para um país em desenvolvimento. nunca na historia capitalista do Brasil houve tanto emprego, tantas oportunidade e tantas ascenções classiais como hoje. ou seja, o Brasil está passando por um momento ímpar. e faz parte do momento sediar certos eventos a nivel mundial. Não é em si a copa do mundo ou as olimpiadas ou o pan, é a disparidade e a discrepancia entre o magnifico e o mizerável. essa discrepancia é caracteristica de qualquer país, ou seja, em qualquer canto do mundo que a copa do mundo seja sediada, vai existir essa discrepancia. por isso não sou contra o evento em si, mas contra essas discrepancias que o evento causa, ou seja é tudo culpa do capitalismo, que gera opressão e diferença.

    ResponderExcluir
  5. matteo: "Anuway, eu estou realmente muito curioso pra ver como vai ser isso, e espero estar por aqui pra ver."

    eu espero está por lá pra ver, bora nessa? principalmente a copa do mundo, que o brasil vai ganhar. =)

    ResponderExcluir
  6. Eu goshto. Continuem colocando suas opinioes!

    ResponderExcluir
  7. QUANTO A PACHORRA DE LULA: O Brasil realmente veio da pobreza e ainda tem pobreza no Brasil, mas é inegavel o desenvolvimento dele. Lula conseguiu muita coisa para nosso país e não é.
    Em momento nenhum ele disse que como sediamos copa somos de primeiro mundo e sim que, como pais desenvolvido, temos capacidade de sediar uma copa. Essa mania de brasileiro de arrumar defeito em tudo, como se pode criticar algo que será tão bom pra nosso país.
    Tem pobreza, violência e favelas no Rio? Tem sim, e todo mundo sabe, mas nem todos sabem das belezas de nosso país, ta aí uma chance de mostrar, apliando nosso turismo, fora os diverso investimentos, que podem ser feitos e que vão ficar: como os Helicopteros de resgates e as viaturas do Samu que foram distribuidas para todo o Brasil logo após o PAN.

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus. O que bexiga é ''pachorra?''

    Assim, é óbvio que será desviado muito dinheiro para as construções dessas coisas, mas...
    O Brasil será o primeiro país daqui de baixo a sediar uma Olimpíada. Certo, nós somos pobres e blábláblá, falta infra-estrutura e tal, mas há quem ache que isso será bom justamente para se criar alguma coisa pelo Brasil. E pelamordedeus, a gente só reclama. Bora agradecer.

    ResponderExcluir
  9. eu fiz uma pergunta ora classe hoje de manhã enquanto discutiamos esse mesmo assunto.

    as olimpiadas vão nos atingir de que forma??
    - da mesma forma que se fosse feito em outro país, nenhuma.

    a minha vida, a sua vida não vão ser afetadas e olhe que meu dinheiro está sendo usado lá (são 30 bi hein?).

    talvez muita gente lucre com isso, com turismo e blábláblá, mas o povo mesmo - a começar por mim - não vai ganhar porra nenhuma.

    ResponderExcluir
  10. Bem, voce pode ate nao ganhar nada, fi, mas muita gente do povo vai, nao so os politicos corruptos.

    ResponderExcluir
  11. Como Hugo disse, acho que não vai fazer muita diferença não... Teve o pan aqui e nada na minha vida mudou por causa disso.

    É claro que muito dinheiro vai ser desviado (vide as piscinas do pan que já tão precisando trocar o azulejo, enquanto a daqui de casa tem 20 anos e continua a mesma). Vai ter uns empregos temporários, as coisas vão começar a cair aos pedaços depois de seis meses... Mas isso é o que já acontece aqui no Brasil COM OU SEM copa, olimpíadas e o diabo a quatro.

    De bom eu vejo o intercâmbio cultural, como Matteo disse, que pode até mostrar os pontos positivos do Brasil e tirar da mente dos turistas aquela coisa de que você desce do avião é já tá sendo assaltado. Ou não.
    Também vejo a escolha do Brasil em si como um ponto positivo, porque há alguns anos atrás eu (e acredito que muita gente) nem pensaria na hipótese do Brasil ser escolhido pra esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  12. stéfano, quem do povo ganha com a copa/olimpiadas??

    ResponderExcluir
  13. fora que vai ser limds o país sede ficar em 47° lugar

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que oportunidades serao criadas, mesmo que nao para todo mundo.

    Grande merda, estou pouco me lixando pro lugar que o Brasil vai ficar... Ninguem aqui ta discutindo isso.

    ResponderExcluir
  15. quais oportunidades stéfano?

    emprego por 6 meses e depois que se foda?

    __

    essa historia do Brasil ficar em 16235812° lugar tem haver sim. um Brasil onde se investe pouco ou quase nada no esporte sediar uma olimpiada é uma merda gigante. mais um contraste gerado pela olimpiada.

    ResponderExcluir
  16. Sim, essa olimpiada vai gerar investimentos no esporte, criar oportunidades pros aspirantes a atleta. Ai estao suas oportunidades. E nao e so isso.

    E se o cara receber emprego por 6 meses, nao e melhor do que nada? Pode nao trazer muita coisa boa depois de 6 meses, mas tambem nada de ruim.

    ResponderExcluir
  17. não era melhor pegar esses 30 bi e investir em emprego direto não??

    existe tanta coisa que o Brasil precisa...

    e essa historia de dizer que olimpiada é um tipo de investimento ao esporte não rola não...

    ResponderExcluir
  18. Bota aquele povo que tem atravessar um rio, escalar duas montanhas e fazer uma maratona pra chegar na escola pra disputar que a gente ganha \o/ (e nem precisa investir neles :D)

    ResponderExcluir
  19. UASHAUShuAshuuh verdade, Lud!

    Hugo, eu concordo com isso que voce disse, mas nos dois sabemos que isso nao e facil de acontecer. Acho que as olimpiadas sao uma oportunidade para alguns investimentos aqui...

    Por que nao rola???

    ResponderExcluir
  20. sim, aí o ideal é gastar 30 bi com uma olimpiada que só vai beneficiar os empresários porque é mais viável?
    __

    não rola porque investir no esporte não ser sede de uma olimpiada. investir no esporte é dá grana(esses 30 bi) pra escolinhas nos lugares pobres, é democratizar o futebol(um jogador do flamengo ganha 30 mil e um do botafogo da paraiba ganha 600 conto), é dá grana praquelas academias de judo e taecondô(sei lá como escreve essa porra), é revitalizar o DED(é DED mesmo?) e investir nos atletas, é criar novos campeonatos regionais, enfin, só não é gastando 30 bi numa porrinha dessas.

    ResponderExcluir
  21. ASSIM, não sei se vocês sabem, mas a verba para o a Copa e as Olimpíadas é externa. Uma verba que vem de fora e será investido em nós.

    Pode falar de oportuneidade a vontade, mas tipo,aquele humilde artesão que vende para os turistas vai lucrar. Estradas vão melhorar e hoteis vão lotar.

    Investimento em esporte? Cara, isso já acontece; boa parte dos bons jogadores brasileiros eram pobres antes de começar, isso é uma realidade inegavel.

    O dinheiro das Olimpíadas é da COI, ela faz o que quiser com eles.

    A ideia das olimpiadas não é acabar com a fome no mundo, é um incentivo para formar esportistas, e isso ja existe no Brasil. Tanto que somos os melhores no futebol, no volei e em muitos outros

    ResponderExcluir
  22. yordan, realmente os jogadores de futebol que hoje ganham milhões eram pobres. mas eles são a minoria. a maioria dos jogadores que começam a jogar, começam pobres e terminam pobres. investir em esporte seria investir nesses que começam e terminam pobres e não apenas nos que terminam ricos.

    uma parte da grana que vai ser investida vai ser sim internacional, só que as reformas os investimentos em hotéis, policia(que aliás só funcionam quando tá em olimpiada, ve o caso o pan)e etc.

    somos os melhores no volei, no futebol.. e o que mais? ficamos na ultima olimpiada em 34° se não me engano. somos um país que não investe em esporte, isso é fato.

    acho que esses artesãos vão lucrar sim, mas os grandes empresários vão lucrar mais ainda, e o povo em si não vai lucrar quase nada.

    ResponderExcluir
  23. uma parte da grana que vai ser investida vai ser sim internacional, só que as reformas os investimentos em hotéis, policia(que aliás só funcionam quando tá em olimpiada, ve o caso o pan)e etc, vão ser todos investimentos do governo.
    ****

    esqueci de terminar a frase x)

    ResponderExcluir